SEO para E-Commerce: lojas online com sucesso!
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1. Começamos com o valor que pretendemos faturar por
ano.
Ex.: 200.000€
2. Dividimos esse valor pelo valor médio por compra.
Ex.: 200.000€ / 20€ = 10.000 compras ano ( 27 dia)
3. Com isto extrapolamos o nº de visitas necessário,
através de uma taxa de conversão média de 2%.
Ex.: 10.000 / 2% = 500.000 visitas ( 1.370 dia)
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• Média de 0.25€ o clique (CPC)
• 1.370 visitas por dia x 0.25€ = 342,50€ por dia
• 342,50€ x 30 dias = 10.275€ por mês
• 10.275€ x 12 = 123.300€ por ano!
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Fonte: http://eyetools.com/inpage/eyetracking_research.html
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• SEO é a sigla de “Search Engine Optimization“
• Optimização para motores de pesquisa é o conjunto de
estratégias que visa melhorar o posicionamento de um
site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) dos
motores de pesquisa .
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• É tudo a mesma coisa
• Indexam as páginas da Web e vários tipos de ficheiros
• Googlebot, Googlebot-Image, MSNBot, etc
• Apresentam-se como User-Agents
Mais informação: http://www.user-agents.org/
GET / HTTP/1.1
Host: www.exampe.com
Connection: Keep-alive
Accept: */*
From: googlebot(at)googlebot.com
User-Agent: Mozilla/5.0 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
Accept-Encoding: gzip,deflate
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On Page
Título
Headings
Conteúdo
Meta tags
URL
Imagens
...
On Site
Domínio
Quantidade de páginas
Navegação entre páginas
Velocidade
robots.txt
sitemap.xml
...
Off Page
Link Building
Concorrência
Redes sociais
Comportamento dos utilizadores
História do domínio
...
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Fonte: http://www.seomoz.org/article/search-ranking-factors
% Categoria
21% Page Level Link Metrics
21% Domain Level Link Authority Features
15% Page Level Keyword Usage
11% Domain Level Keyword Usage
7% Page Level Social Metrics
7% Domain Level Brand Metrics
7% Page Level Keyword Agnostisc Features
6% Page Level Traffic/Query Data
5% Domain Level Keyword Agnostisc Features
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• As principais secções de navegação:
– Menus
– Footer
– Breadcrumb
– Blocos
• Nos nomes dos ficheiros, separadas com –
• Nos URL
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<a> a ancora da Web
<h1> o mais importante (apenas deve existir um)
<h2> o 2º mais importante
<h2> o 3º mais importante ;-)
<title> até 65 caracteres
<meta name="description" content="..."> até 155 caracteres
<img src="" alt="" /> não esquecer o alt
<table> evitar usar como formatação, para isso existe o CSS
<link rel="canonical" href="..."/> solução para várias
versões da mesma página
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• robots.txt - http://www.example.com/robots.txt
• Por defeito tudo é indexável
• <meta name=“robots” content=”ARGUMENTO” />
User-agent: *
Disallow: /privatefolder/
Disallow: /privatefile.html
User-agent: Googlebot/2.1
Disallow: /nogoogle.html
Sitemap: http://www.example.com/sitemap.xml
Mais informação: http://www.robotstxt.org/robotstxt.html
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<meta name=“robots” content=”[ARGUMENTO]” />
Argumento Descrição
noindex Não indexar a página
nofollow Todos os links na página ficam nofollow
noarchive Não adiciona a página à cache
noodp Não usa a descrição do DMOZ na homepage
nosnippet Não mostra o snippet no Google
NOODP Não usar o DMOZ para a descrição da página
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• http://www.example.com/sitemap.xml
• Até 55.000 URLs por ficheiro
• Podem ser vários ficheiros
• Existem formatos específicos para vídeo, noticias,
mobile, etc
<?xml version=”1.0” encoding=’UTF-8’?>
<urlset xmlns=’http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9’>
<url>
<loc>http://www.mysite.com/</loc>
<lastmod>1987-05-25</lastmod>
<changefreq>monthly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>
</urlset>
Mais informação: http://www.sitemaps.org/faq.html
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• URLs com keywords ajudam aos rankings
• Separar as keywords no URL com –
• Evitar parâmetros nos URL
• URLs escritos em minúsculas
• URLs não muito extensos
• Os utilizadores navegam manipulando os URLs
• É preferível uma subdirectoria a um subdomínio
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• Evitar subniveis com muita profundidade (até 4)
• Estruturas hierárquicas são boas para a navegação
(tanto para bots, como utilizadores)
• Estruturas hierárquicas potenciam a probabilidade de
breadcrumbs e sitelinks nos snippets dos SERPs
• Não devem existir páginas órfãs
• Colocar o JavaScript e o CSS em ficheiros externos
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HTTP status codes
• 200 – tudo ok
• 301 – movido permanentemente
• 302 – movido temporariamente
• 304 – não modificado
• 404 – não existe
• 500 – Houston, we have a problem
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Redirect 301 /oldpage.html http://www.example.com/newpage.html
# If your site can be accessed both with and without the 'www.' prefix, you
# can use one of the following settings to redirect users to your preferred
# URL, either WITH or WITHOUT the 'www.' prefix. Choose ONLY one option:
#
# To redirect all users to access the site WITH the 'www.' prefix,
# (http://example.com/... will be redirected to http://www.example.com/...)
# uncomment the following:
# RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www\. [NC]
# RewriteRule ^ http://www.%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]
#
# To redirect all users to access the site WITHOUT the 'www.' prefix,
# (http://www.example.com/... will be redirected to http://example.com/...)
# uncomment the following:
# RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.(.+)$ [NC]
# RewriteRule ^ http://%1%{REQUEST_URI} [L,R=301]
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• Input Forms
• Session IDs no URL
• Páginas bloqueadas com Cookies
• Frames
• Iframes
• Logins
• Javascript
• Flash
• Silverlight
• Ajax
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• Muitas páginas e categorias para obter ranking
• Sites E-Commerce = Mais difícil obter links
• Pouco conteúdo original e editorial
• Conteúdo duplicado (versões do mesmo produto/
opções de visualização, etc. )
• Sistemas/Software pouco flexíveis e complexos
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• Link Building interno
• Landing Pages por marca
• Listar produtos relacionados
• Não usar a descrição do fabricante
• Títulos únicos
• Meta Descriptions
• Navegação estrutural (breadcrumbs)
• Navegação facetada
• Imagens otimizadas (alt tag, nome do ficheiro, contexto)
• URLs únicos – canonical tag
• URLs amigáveis com keywords
• Produtos descontinuados - 301 Redirect ou manter com links para produtos relacionados
• XML Sitemap (páginas, produtos, imagens, mobile)
• Blog atualizado
• Vídeos
• Site rápido
• Permitir comentários e reviews
• Rich snippets (microdata, microformats, RDFa)
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Mais informação: http://schema.org
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• O Google usa a velocidade de carregamento das páginas
como um dos factores
• Os bots indexam mais páginas se elas carregarem mais
rápido
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• Campanhas e descontos
• Bloguers (reviews, ofertas,
imagens)
• Press Releases
• Links para as categorias dos
produtos
• Infográficos (comparações,
curiosidades, etc.)
• Botões sociais (Pinterest,
Facebook, Twitter, Google+)
• Social Media links
• Programas de Afiliados
• Cupões de desconto nos
sites do tema
• Produtos “estranhos” atraem
links
• Vídeos dos produtos
• Links de Parceiros e
Fornecedores
• Feeds para comparadores
de preços
• Blog com dicas e análises
• Comentários sites de nicho
(fóruns, blogs, etc)
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• Links quebrados
• Conteúdo duplicado
• Ficheiros eliminados ou perdidos
• Spam nos comentários
• Actualizações de segurança
• Analisar o tráfego
• SEO negativo
• Visitar o Google Webmaster Tools
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• Texto ou links ocultos
• Keyword stuffing – encher as páginas ou tags de keywords
• Cloaking - mostrar uma coisa ao bot e outra aos utilizadores
• Doorway pages – páginas automatizadas com keywords especificas
• Conteúdo duplicado propositado
• Carregar vírus, malware, phishing, etc
• Participar em redes de links / comprar links
• Exagerar na optimização
• Linkar para maus sites (usar nofollow)
Mais informação: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=35769
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Loja
SEM
Social Marketing
Content
Marketing
Mobile Marketing
SEO Fóruns Blogs
Email Marketing
Landing Page Optimization
Áudio & Vídeo
Marketing
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• Taxa de conversão
• Valor médio por
conversão
• Dias e Visitas até à
conversão
• Frequência das visitas
• Nº de visitantes pagos e
naturais
• Custo médio por
conversão
• Nº de conversões
• Lucro médio por compra
• Faturação total
• Lucro total
• Margem de lucro global
• Quota de mercado