Curso Links Patrocinados- Intensivo
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Links Patrocinados
Profª. Fernanda Oliveira@_dp6
2012 dp6 - todos os direitos reservados
Fernanda Oliveira atua no mercado de Web Analytics há mais de 6anos, com passagens por grandes empresas como AgênciaClick Isobar e AG2.Possui vasta experiência em métricas, teste multivariável, linkspatrocinados e e-commerce. É Head de Business Intelligence na dp6.
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fernandafernanda..oliveira@[email protected]
wwwwww..linkedinlinkedin..com/com/fernandafernanda..biancabianca
O que veremos hoje?
Introdução Links Patrocinados
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Como funciona o leilão do AdWords?
Definição de KPIs e análise de abordagem do produto
2012 dp6 - todos os direitos reservados 3
Estrutura de uma conta de LPs
Estruturando uma campanha
Os mecanismos de Busca
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Os mecanismos de Busca
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Os mecanismos de Busca
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Os mecanismos de Busca
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Posições mais observadas no Google
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Posições mais observadas no Google � LP
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Posições mais observadas no Google � LP
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SEO LP
LP44%
13%
9%
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Pos
ição
na
busc
a
Posições mais observadas no Google � LP
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SEO
5%
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3%
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2%
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>10
Pos
ição
na
busc
a
Percentual dos Cliques
Sistema de anúncios onde a segmentação é feita através de palavras-chave, contexto
ou canais e a veiculação é cobrada pelos cliques, definido em forma de leilão.
Links Patrocinados
Descrição
SEM: Estratégias de SEO + Links Patrocinados.
Terminologias comuns
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Benefícios
SEM: Estratégias de SEO + Links Patrocinados.
PPC: Anunciante paga apenas pelo clique.
Buscadores atingem ~90% dos internautas (Google ~85%), sendo a porta de entrada
para a maioria deles. Através da sincronização da intenção de quem está buscando e
a oferta do anunciante, uma campanha de links patrocinados bem gerenciada pode
atrair tráfego barato aliado a uma ótima taxa de conversão. Nos Estados Unidos
estima-se que SEM é responsável por 36% das vendas feitas a novos clientes.
O que é Search Engine Marketing?SEMÉ uma técnica de marketing aplicada aos mecanismos de busca que visa aumentar o grau de visibilidade dos websites, melhorando o seu posicionamento no ranking (SERP) para as palavras chaves específicas relacionadas.
SEOInclusãoPaga na
InclusãoContextual
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SEO Paga naBusca / PPC
ContextualPaga/ PPC
Principais características:
Custo orientadoao resultado
Alto Grau deSegmentação
Precisão nosindicadores deperformance
KPI
Conceitos Básicos
• Impressões – quantas vezes os anúncios foram exibidos• Cliques – quantidade de cliques nos anúncios• Orçamento diário - Controla o quanto você quer gastar pordia na campanha• CPC – custo por clique• CTR – Taxa de Cliques (cliques/impressões)• CPM – Custo por Mil Impressões
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• CPM – Custo por Mil Impressões• CPC max – Até quanto estou disposto a pagar• CPC med – Quanto efetivamente paguei• CPA – Custo por Aquisição• Conversões – quantidade de usuários que realizaram açãodesejada
O que veremos hoje?
Introdução Links Patrocinados
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Como funciona o leilão do AdWords?
Definição de KPIs e análise de abordagem do produto
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Estrutura de uma conta de LPs
Estruturando uma campanha
Mais do que busca...
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Mais do que busca...
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Rede de Pesquisa Rede de Display
A campanha de AdWords abrange as Redes de Pesquisa e de Display do Google.
Redes do Google e mídias veiculadas
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Mídia de TextoMídia Gráfica
Mídia de Vídeo
Mídia de Texto
Google Adwords - Rede de DisplayConjunto de sites pertencentes ao Google, parceiros de canal e
todos os afiliados através da rede adSense.
Alcance de mais de 85% dos usuários de Internet no Brasil. Dezenas
de milhares de sites, alto alcance (escala) e Sites de Nicho
(precisão) que exibem anúncios do Google.
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Contextual Targeting Placement Targeting
A Rede de Display do Google permite 2 tipos para Segmentação das Campanhas: Segmentação Contextual e Site Pack.
Rede de Display
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O que difere Rede de Pesquisa e Rede de Display?
Rede de Pesquisa Rede de Display
Anúncio de textopago por clique (CPC)
Anúncio de texto, gráfico e vídeopaga por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM)
Usuário está Usuário está
X
O que?
Quando?
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Usuário está buscando informaçõessobre seu produto / serviço
Usuário está navegando em sites relevantessobre seu produto / serviço
Acionado através de palavras-chave
Acionado através decontexto ou seleção de canais
Como?
Google Adwords - Rede de Display
Estratégias de Segmentação:
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Google Adwords - Rede de Display
Segmentação ContextualDireciona anúncios baseados no conteúdo das páginas que estão lendo, utilizando uma poderosa tecnologia contextual.
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Google Adwords - Rede de Display
Segmentação de CategoriasDireciona seus anúncios para consumidores, baseados na categorização de milhares de sites e páginas.
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Google Adwords - Rede de Display
Segmentação Manual de Canais – Site PackDireciona anúncios para consumidores de acordo com a seleção de sites específicos da Rede de Display
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Google Adwords - Rede de Display
YOUTUBEOpções de formato no Youtube
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Google Adwords - Rede de Display
OrkutOpções de formato no Orkut
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O que veremos hoje?
Introdução Links Patrocinados
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Como funciona o leilão do AdWords?
Definição de KPIs e análise de abordagem do produto
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Estrutura de uma conta de LPs
Estruturando uma campanha
Como funciona o leilão do AdWords?Vamos começar imaginando um leilão simples, onde quem paga mais caro leva. Nesse
formato não estamos garantindo que os anúncios que aparecem serão bons (já que quem
estiver pagando mais é que vai veicular).
Em função disso o Google criou o Indice de Qualidade, que é basicamente um índice que
vai entrar na conta para garantir que sejam exibidos anúncios relevantes.
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Vamos ver do que é composto o Indice de Qualidade:
CTR
Relevância
Landing Page
Como funciona o leilão do AdWords?Relevância (CTR) da palavra-chave e anúncio: Quão relevante é o seu anúncio e
palavra-chave para a busca feita?
Histórico da Palavra-Chave no Google e na conta do anunciante: Como foi o
desempenho dessa palavra-chave no histórico de buscas do Google e na conta do
anunciante?
Qualidade da Página de Destino (Landing Page): Seu conteúdo é relevante para o
usuário? Qual o tempo de carregamento desta página?
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usuário? Qual o tempo de carregamento desta página?
Com o sistema que usa o Indice de Qualidade, o Google tenta beneficiar esses 3 caras:
O próprio Google – Vai ter anúncios relevantes e atrair mais tráfego
Anunciante – Poderá pagar menos se sua campanha for relevante
Usuário – Vai encontrar o que está buscando mais facilmente
CTRRelevância
Landing Page
CPC Máx. Indice de Qualidade
AdRank Posição do anúncio
A1 4 1 4 X
A2 3 3 9 2
A3 2 6 12 1
A4 1 8 8 3
Como funciona o leilão do AdWords?
O que o Google faz é um leilão que vai levar em conta o CPC e o Indice de Qualidade. Vamos
multiplicar um pelo outro para obter o AdRank, que é o que será considerado para ver quem “ganha”
Leilão Convencional1
3
2
X
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o leilão.
E como é calculado o CPC que cada um vai pagar?
A Fórmula utilizada pelo Google é:
Veja o exemplo:
P3 = 9/6 = R$1,50
P2 = 8/3 = R$2,70
Preço = AdRank(do cara abaixo no leilão) / Indice de Qualidade
AdRank = CPCmax X Indice de Qualidade
1
3
2
O que veremos hoje?
Introdução Links Patrocinados
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Como funciona o leilão do AdWords?
Definição de KPIs e análise de abordagem do produto
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Estrutura de uma conta de LPs
Estruturando uma campanha
Definindo os KPIs - Indicadores de Performance
FORMULÁRIO PREENCHIDO
ROIENQUETE
RESPONDIDA
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VENDASVÍDEOS
ASSISTIDOS
LEADDOWNLOADSTELEFONEVISTO
Análise do mercado e seu público
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Ciclo de Compra
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O que veremos hoje?
Introdução Links Patrocinados
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Como funciona o leilão do AdWords?
Definição de KPIs e análise de abordagem do produto
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Estrutura de uma conta de LPs
Estruturando uma campanha
Estrutura de uma conta de LPs
Conta
Campanha
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Grupo
Palavras Anúncios
Estrutura de uma conta de LPsCoisas definidas em nível de conta:
• Forma de pagamento• Budget diário• Data de início e fim• Fuso horário• Codificação de Links para Analytics
Grupo = Subcategoria
Conta = Anunciante – Ex: GM
Campanha = Categoria – Ex: Produtos
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Grupo = Subcategoria
Palavras-Chave:• Caminhões Usados• Carro zero• GM Vectra• Celta• Motor de Barco
Anúncios
Caminhões Automóveis Marcas Náutica&Motor
Estrutura de uma conta de LPs
Grupo Palavras Anúncios
• Palavras chave•Título
O que pode ser definido em cada nível?
Campanha
• Gasto diário• Região e Idiomas de Veiculação• Search Google / Search Parceiros / Conteúdo
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• Lance de CPC
• Status
• Tipo de correspondência
• Lance de CPC
• URL de destino
• Status
•Título
• Descrição
• URL de destino
• URL de exibição
• Status
Conteúdo• Dispositivos• Rotação de anúncios• Programação de anúncios• Data final da campanha• Status• Limite de Impressões• Padrão de entrega
O que pode ser definido em cada nível?
Campanha
• Gasto diário• Região e Idiomas de Veiculação• Search Google / Search Parceiros / Conteúdo
A segmentação de sua campanha poderá ser por rede pesquisa, por páginas de conteúdo ou por sites da rede Google.
É possível definir entre Computadores e Laptops e entre iPhones e outros aparelhos celulares com navegadores de Internet .
É o valor máximo que cada campanha pode gastar diariamente.
É possível definir o Pais/Território, Região/Cidade e o idioma de veiculação de sua campanha
Estrutura de uma conta de LPs - Configurações da Campanha
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Conteúdo• Dispositivos• Rotação de anúncios• Programação de anúncios• Data final da campanha• Status• Limite de Impressões• Padrão de entrega
Você pode mostrar com mais freqüência anúncios com melhor desempenhoou exibir cada anúncio aproximadamente o mesmo número de vezes.
É possível definir dias e horários específicos para a exibição de seus anúncios.
Alguém tem alguma dúvida?
O status de uma campanha pode ser Ativa, Pausada, Excluída, Pendente ou Finalizada
É possível definir um limite de impressões diário, semanal ou mensal por grupo de anúncios ou por anúncio.
Pode ser Padrão (mostrar anúncios de forma uniforme) ou Acelerado (mostrar o mais rápido possível).
Grupo
O que pode ser definido em cada nível?
O lance de CPC se refere ao valor que você deseja pagar por um clique no seuanúncio
Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Grupo
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• Lance de CPC
• Status
Cada opção de rede é ativada ou desativada. Se as configurações da suacampanha exigirem canais ou palavras-chave e esse grupo de anúncios não incluir
canais ou palavras-chave, você verá a mensagem Nenhum selecionado.
Palavras
• Palavras chave
O que pode ser definido em cada nível?É o termo que está sendo usado para a busca.
Correspondência ampla é a configuração padrão para todas as palavras-chave. Todas as pesquisas feitas usando a sua palavra-chave (em qualquer ordem ou combinação) podem
exibir o seu anúncio.
Correspondência de frase restringe sua pesquisa, pois exige que as palavras apareçam em uma Ordem exata.
Correspondência exata restringe ainda mais a pesquisa, pois exibe seu anúncio quando a
Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Palavras
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• Tipo de correspondência
• Lance de CPC
• URL de destino
• Status
O lance de CPC se refere ao valor que você deseja pagar por um clique no seu anúncio
URL de destino é para onde os usuários vão ao clicar no seu anúncio. Geralmente é maiseficaz direcionar os usuários imediatamente para uma página de destino na qual eles
tenham mais interesse.
O status de uma palavra chave pode ser Ativa, Pausada ou Excluída
Correspondência exata restringe ainda mais a pesquisa, pois exibe seu anúncio quando a Frase exata é usada na pesquisa - sem nenhuma outra palavra antes, depois ou no meio.
-Correspondência negativa elimina frases pesquisadas para as quais você não deseja que o seu anúncio apareça, como barato ou grátis.
Anúncios
• Título
O que pode ser definido em cada nível?
A primeira linha do anúncio, que chama a atenção para o que ele trata.
A mensagem a ser transmitida, que deve contar os benefícios de seu produto ou serviço.
Estrutura de uma conta de LPs - Configurações de Anúncios
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• Título
• Descrição
• URL de destino
• URL de exibição
• Status
A mensagem a ser transmitida, que deve contar os benefícios de seu produto ou serviço.
Para onde os usuários vão ao clicar no anúncio. Deve ser coerente com a mensagem exibida na descrição e título.
Não precisa ser o mesmo que o URL de destino, mas deve ser um URL real que faça parte do site.
Definir o status como Ativo, para que seja exibido, ou Pausado, para que não seja exibido.
O que veremos hoje?
Introdução Links Patrocinados
Rede de Pesquisa x Rede de Display
Como funciona o leilão do AdWords?
Definição de KPIs e análise de abordagem do produto
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Estrutura de uma conta de LPs
Estruturando uma campanha
Planejando a estrutura da campanhaAnalise o site e veja quais são as categorias de produtos.
Crie campanhas e grupos de anúncios para cada categoria.
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Planejamento estratégico de Links Patrocinados permite atingir objetivos de alta performance
Anúncio texto
Anúncio gráfico
Anúncio vídeo
X
X
Rede de pesquisa
Rede de afiliadosX
Opções de Veiculação
Rede de conteúdoX
ROI
CPAX
CPCX
MétricasOpções de Anuncio
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Anúncio vídeoX
Efetividade da mensagem
Landing PagePlanejamentode palavras
Otimizaçãode orçamento
Redação estratégica
Gerenciamento
Rede de conteúdoX
CPCX
Segmentação objetiva de links patrocinados:•atingir somente usuários de São Paulo
O planejamento pode ser complementado pela segmentação geográfica
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Programação horária de links patrocinados:• veicular somente durante os dias úteis das 8h as 18h
A programação horária e de dias de veiculação também são importantes.
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Google Adwords - Extensões de Anúncios Locais
- Torne seus endereços visíveis e leve visitas a suas lojas físicas- Seu endereço pode aparecer nos mapas e nos resultados do Google
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Exemplo de estrutura de conta
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Palavras-chave
Definem-se palavras-chave os termos que as pessoas pesquisam nos buscadores.
Determinam quais pesquisas do Google podem acionar a exibição de seus anúncios.
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Distribui-se estas palavras em grupos específicos e para cada grupo, cria-se um ou mais
anúncios. Seu anúncio é exibido quando uma de suas palavras-chave for procurada.
Palavras-chave
1 - Correspondência ampla: palavra-chave
Permite que o anúncio seja exibido em frases semelhantes e variações relevantes.
2 - Correspondência de frase: "palavra-chave"
Permite que o anúncio seja exibido para pesquisas que correspondam à frase exata.
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3 - Correspondência exata: [palavra-chave]
Permite que o anúncio seja exibido para pesquisas que correspondam exclusivamente à
frase exata.
4 - Correspondência negativa: -palavra-chave
Impede que o anúncio seja exibido para todas as pesquisas que incluam esse termo.
Palavras-chave - Correspondência ampla
Essa é a opção padrão. Se o grupo de anúncios incluir a palavra-chave calçados tipo
tênis, o anúncio será exibido quando a pesquisa incluir uma ou ambas as palavras (tênis e
calçados), em qualquer ordem e, possivelmente, com outros termos. Os anúncios
também podem ser exibidos para formatos no singular e no plural, sinônimos e outras
variações relevantes.
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Palavras-chave - Correspondência de frase
Se você inserir a palavra-chave entre aspas, como "tênis esportivos", o anúncio será
exibido quando um usuário pesquisar a frase tênis esportivos, com as palavras nessa
ordem. Ele também poderá ser exibido para pesquisas que contenham outros termos,
desde que incluam a frase exata especificada.
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Palavras-chave - Correspondência exata
Se você colocar as palavras-chave entre colchetes, como [tênis esportivos], o anúncio
será exibido quando um usuário pesquisar a frase específica "tênis esportivos", nessa
ordem e sem nenhum outro termo na consulta.
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Palavras-chave - Estratégias
Palavras-chave Negativas
Negative as palavras-chave que não têm relevância.
Muitas pesquisas são feitas com erros de português. Use-as!
Palavras-chave Erradas
Long Tail
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Long Tail
Preparação dos anúncios de texto
Agora que temos as campanhas, grupos e palavras definidas falta montar os anúncios.
Como vimos anteriormente, é necessário que os anúncios sejam pertinentes em relação
as palavras do grupo.
Grupo
Palavras
Anúncios
Pertinência
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Anúncios
http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR
Preparação dos anúncios de texto
Procure utilizar no texto ou no título dos anúncios palavras-chave usadas no grupo de
anúncio.
2012 dp6 - todos os direitos reservados 58http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR
Samsung
• Samsung TV• [TV Samsung]• Televisão Samsung• Preço tv samsung• Comprar tv samsung
32’’
• Tv 32• Tv 32 Polegadas• Televisor 32• Comprar televisão 32• Preço tv 32 polegadas
Dicas Blog da dp6:http://www.dp6.com.br/
Por dentro do Adwords: http://adwords-br.blogspot.com/
Site SEM Brasil:http://www.sembrasil.com.br/
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http://www.sembrasil.com.br/
Google Discovery:http://googlediscovery.com/
Blog Google Varejo:http://googlevarejo.blogspot.com/