Métricas para profissionais criativos
willian sertorio
Willian Sertório !
UX Designer / Empreendedor
UX Designer
Startups
</jabá> !
<história>
2011
único designer na equipe
!
Muito nervoso.
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≠ !
métricas
Receita para o desastre
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
2. Meça tudo
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
2. Meça tudo
3. Analise tudo
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
2. Meça tudo
3. Analise tudo
Tempo e dinheiro perdido
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
2. Meça tudo
3. Analise tudo
Tempo e dinheiro perdido
Métricas de vaidade
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
2. Meça tudo
3. Analise tudo
Tempo e dinheiro perdido
Métricas de vaidade
Paralisia de análise
Receita para o desastre
!
1. Máx. de ferramentas
2. Meça tudo
3. Analise tudo
Tempo e dinheiro perdido
Métricas de vaidade
Paralisia de análise
Métricas são perigosas?
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paradoxo da criatividade
“Se você não pode medir, você não pode melhorar.” !
Peter Drucker
Uma boa métrica
Uma boa métrica
!
1. Fácil de entender
Uma boa métrica
!
1. Fácil de entender
2.Comparativa
Uma boa métrica
!
1. Fácil de entender
2.Comparativa
3.Deve ser uma Razão
#1 #2
visitantes 1202 960
#1 #2
visitantes 1202 960
usuários 225 195
#1 #2
visitantes 1202 960
usuários 225 195
conversão 18% 20%
#1 #2
visitantes 1202 960
usuários 225 195
conversão 18% 20%
#1 #2
visitantes 1202 960
usuários 225 195
conversão 18% 20%
Como é o meu funil de conversão?
Métricas AARRR – Dave McLure
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
Métricas AARRR – Dave McLure
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
%
%
%%
Métricas AARRR – Dave McLure
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
1202 960 18% 20%
campanhas de mkt
Métricas AARRR – Dave McLure
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
Qual o motor de crescimento do meu negócio?
Motores de Crescimento – Eric Ries
Modelos de negócio diferentes: padrões de crescimento sustentável diferentes
Motores de Crescimento – Eric Ries
1. Viral [Coefieciente viral]
Motores de Crescimento – Eric Ries
1. Viral Coeficiente viral > 1 = crescimento
Motores de Crescimento – Eric Ries
100 usuários 10 amigos por usuário 30% taxa de conversão 300 novos usuários
Motores de Crescimento – Eric Ries
100 usuários 10 amigos por usuário 30% taxa de conversão 300 novos usuários !
300 / 100 = 3 > 1. É viral!
Motores de Crescimento – Eric Ries
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
Motores de Crescimento – Eric Ries
2. Pago [Quanto mais barato o canal, melhor]
Motores de Crescimento – Eric Ries
2. Pago LTV > CPA = crescimento
Motores de Crescimento – Eric Ries
Netflix Lifetime Value !
R$18/mês 19 meses LTV = 18 * 19 = R$342
Motores de Crescimento – Eric Ries
Netflix Cost Per Aquisition !
R$5.000.000 104.166 novos clientes CPA = 5mi / 104.166 = R$48
Motores de Crescimento – Eric Ries
Netflix !
LTV > CPA = crescimento !
342 > 48 = crescimento
Motores de Crescimento – Eric Ries
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
Motores de Crescimento – Eric Ries
3. Recorrente [Fidelização]
Motores de Crescimento – Eric Ries
3. Recorrenteativação > churn = crescimento
Motores de Crescimento – Eric Ries
Aquisição Ativação Retenção
Receita Recomendação
Será que devo focar em crescimento agora?
Startup Pyramid – Sean Ellis
Startup Pyramid – Sean Ellis
1) Como você se sentira se não pudesse mais usar o meu produto? !
40%: Muito desapontado
Startup Pyramid – Sean Ellis
2) Transição: !
Melhorar recursos-chave Modelo de negócio Otimização para escala
Startup Pyramid – Sean Ellis
Growth!
Tá, mas como trabalhar e otimizar métricas no dia-a-dia?
Experimentos orientados a hipóteses e números.
Planilha de experimentos - Neue Labs
1º Definir objetivo
Melhorar ativação.
Melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.
2º Escreva sua hipótese
_____________ vai melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.
Trocar a cor do botão para azul vai melhorar ativação em 20% dentro de uma semana.
3) Documente o aprendizado
Trocar a cor do botão para azul não melhorou a ativação em 20% em uma semana. Ficamos em 5% apenas.
4) Defina os próximos passos
Baixe a planilha de experimentos: !http://goo.gl/INtRdh
<começo do fim da história>
fracasso
"Numbers alone won’t tell you the answer; instead you must think critically about the qualitative characteristics of your business.” !
Peter Thiel, fundador do PayPal
Obrigado!
willian sertorio [email protected]