Métricas e Indicadores Aula 5 – Mensuração de Campanhas de Links Patrocinados
(Conceitos) FELIPE AUGUSTO PEREIRA
[email protected] | @felipeunu Recife, 2012 1
Agenda
• Informações Prévias • Métricas de Visitação • Métricas de Aquisição
2
Informações Prévias
• Ticket-‐médio • Lucro/venda • Orçamento da campanha • CPC (custo por clique) máximo ou CPM (custo por mil
impressões)
3
Métricas de Visitação
• CPC (custo por clique) • CPM (custo por mil impressões) • Exibições (visualizações do anúncio) • Cliques (visitas) • CTR (taxa de cliques = cliques/visualizações)
4
Métricas de Aquisição
• Conversões (aquisição, ex. vendas) • Taxa de conversão (vendas/visitas) • CPA (custo por aquisição = custo/conversões) • Receita (vendas x Vcket-‐médio) • ROI (retorno sobre invesVmento)
5
Ex 1: Campanha para E-‐Commerce de Tênis
• Ticket-‐médio: R$ 200,00 • Lucro/venda: R$ 40,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00
6
Ex 1: Campanha para E-‐Commerce de Tênis • Ticket-‐médio: R$ 200,00 • Lucro/venda: R$ 40,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00
• CPC: 0,50 • CPM: R$ 5,56 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11%
• Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00 • ROI: (24000-‐500)/500 = 47
7
Ex 1: Campanha para E-‐Commerce de Tênis • Ticket-‐médio: R$ 200,00 • Lucro/venda: R$ 40,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00
• CPC: 0,50 • CPM: R$ 5,56 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11%
• Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$200 = R$ 24000,00 • ROI: (24000-‐500)/500 = 47
8
Ex 2: Campanha para E-‐Commerce de Camisetas
• Ticket-‐médio: R$ 25,00 • Lucro/venda: R$ 4,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00
9
Ex 2: Campanha para E-‐Commerce de Camisetas
• Ticket-‐médio: R$ 25,00 • Lucro/venda: R$ 4,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00
• CPC: 0,50 • CPM: R$ 5,56 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11%
• Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00 • ROI: (3000-‐500)/500 = 5
10
Ex 2: Campanha para E-‐Commerce de Camisetas
• Ticket-‐médio: R$ 25,00 • Lucro/venda: R$ 4,00 • Orçamento da campanha: R$ 500,00
• CPC: 0,50 • CPM: R$ 5,56 • Exibições: 90000 • Cliques: 1000 • CTR: 1000/90000 = 1,11%
• Macro Conversões: 120 vendas • Taxa de conversão: 120/1000 = 12% • CPA: 500/120 = R$ 4,17 • Receita: 120xR$25 = R$ 3000,00 • ROI: (3000-‐500)/500 = 5
11
Exercícios (em trio)
• Ticket-‐médio: R$ 250,00 • Lucro/venda: R$ 200,00 • Orçamento da campanha:
R$ 5000,00 • CPC: 0,50 • CTR: 2% • Vendas: 100
• CPM = ? • Exibições = ? • Taxa de conversão = ? • CPA = ? • Receita = ? • ROI = ?
12
Analise a seguinte campanha:
Foi uma boa campanha?
Exercícios (em trio)
• Ticket-‐médio: R$ 50,00 • Lucro/venda: R$ 5,00 • Orçamento da campanha: R
$ 500,00 • CPC: 0,15 • CTR: 1% • Vendas: 500
• CPM = ? • Exibições = ? • Taxa de conversão = ? • CPA = ? • Receita = ? • ROI = ?
13
Analise a seguinte campanha:
Foi uma boa campanha?
Exercícios (em trio)
14
Qual o maior CPC que pode ser pago em uma campanha de um produto que dá R$ 1500,00 de lucro, com CTR 1% e taxa de conversão 10%?
Exercícios (em trio)
15
Estamos abrindo um novo negócio de vendas de camisetas pela Internet. Casa camiseta é vendida por R$ 40,00, dos quais 20% é lucro. Considerando que uma boa campanha para esse segmento tem CPC médio 0,80, CTR 2% e taxa de conversão de 15%, quanto eu preciso invesVr para obter R$ 40.000,00 de lucro? Supondo que eu fiz essa campanha, quantas pessoas visualizaram o anúncio e qual foi o CPA da campanha? A campanha foi boa?